A extinção de combate a incêndio com Hidrofluorcarboneto (HFC)

O Canadá está sendo um dos grandes pioneiros do processo que esperamos ver aqui no Brasil em breve, que é a extinção da utilização dos gases Hidrofluorocarconetos (HFCs).

A comissão Canadense de Mudanças Ambientais e Climáticas (do inglês Environment and Climate Change Canada – ECCC) está estudando a extinção dos gases HFC em vários setores, incluindo indiretamente o setor de combate a incêndio e, além de eliminar os gases de sistemas atuais, pretende acabar com todos os tipos de uso desses gases no futuro.

Essa iniciativa provém das informações dos níveis de poluição que esses gases causam na atmosfera, sendo que o Canadá, através do Protocolo de Montreal (do inglês – Montreal Protocol), está sendo o pioneiro desse processo, o qual deve ser adotado por todo o mundo em alguns anos.

Especificamente, o setor dos HFCs utilizados no segmento de combate a incêndio não estão sendo analisados, porém de longa data é conhecido os grandes impactos que os mesmos possuem na atmosfera, bem como sendo um amplificador do aquecimento global. Isso significa que o gás que conhecemos como FM-200 deve ser banido junto com a aprovação dessa proposta.

Para a alternativa desses gases é recomendada a utilização do 3M™ Novec™ 1230, linha que trabalhamos e recomendamos a todos os nossos clientes, sendo que os dados comparativos com os gases HFC e Halon se encontram na imagem dessa notícia.

Fonte: www.3m.com.br