Os sistemas Water Mist, a alternativa do sprinkler

Um novo tipo de tecnologia disponível no mercado de combate a incêndio são os sistemas de Water Mist (do inglês "Névoa de Água"). Esses sistemas baseiam-se no combate do incêndio com 1/5 da quantidade necessária de água em comparação aos sistemas com sprinkler.

Essa tecnologia proporciona uma névoa fina de água que fornece resfriamento eficiente, com o objetivo de apagar incêndios dos tipos A (elétrico), B (combustíveis) e C (elétrico). Como a água é liberada em gotas minúsculas e a baixa pressão, fica claro o motivo de necessitar de uma quantidade menor de água para o combate do incêndio.

Os sistemas de combate a incêndio a partir desse princípio possuem tubulação e conexões, difusores de descarga, bombas e válvulas, sendo que podem ser ativados automaticamente a partir de um sistema interligado de detecção de incêndio ou mesmo manualmente por intervenção humana.

Entretanto, é necessário lembrar que os sistemas Water Mist continuam utilizando água como agente de combate, ou seja, ainda apresentam um certo nível de risco a materiais sensíveis, mais especificamente, eletricidade, documentos e aparelhos eletrônicos, por isso é necessário realizar uma avaliação preventiva dos bens sendo protegidos antes da escolha do agente para combate do incêndio.

Para maiores informações ou dúvidas, entre em contato conosco, ficaremos felizes em providenciar mais informações.