Certificados para Sistemas de Proteção e Combate a Incêndio, qual a importância?

Apesar de não ser obrigatórios, certificar sistemas de proteção e combate a incêndio é fundamental para garantir seu pleno funcionamento durante uma emergência.

Quando tratamos de prevenção e combate a incêndio não é possível ter margem para falhas. Engana-se quem acredita que os espaços e as pessoas estarão protegidos apenas se contarem com um sistema de prevenção e combate a incêndio. É preciso ter certeza de que os equipamentos são de qualidade e que, caso seja necessário, vão atuar da forma correta.

Muitas vezes exigidos pelas seguradoras, os equipamentos certificados irão reduzir os custos do seguro, trazendo um benefício não só financeiro como patrimonial e humano já que é uma garantia a mais de eficácia.

Em virtude de possuírem um valor mais elevado se comparado aos produtos sem certificação, muitas vezes esse “benefício” é deixado de lado não considerando o fato de que um incêndio não controlado logo no início, trará perdas ainda maiores e em alguns casos irreversíveis.

A importância da certificação

Certificar os produtos é uma forma de avaliar se os mesmos estão em conformidade com normas nacionais e internacionais e até mesmo com regulamentos técnicos e, assim, garantir seu pleno funcionamento em uma situação de perigo.

Mas, infelizmente o processo de certificação de produtos e sistemas de combate a incêndio não é obrigatório no Brasil, ou seja, alguns fabricantes e revendedores não passam seus produtos pelos testes dos órgãos regulatórios.

Isso acontece, principalmente, por conta do tempo de homologação – aqui estamos falando de equipamentos que são importantíssimos para a proteção de vidas e patrimônios, por isso é fundamental que o teste seja minucioso e, depois de certificado, é preciso realizar manutenções do processo através de auditorias – além disso, os custos dessas testagens e da manutenção são altos, impactando diretamente no caixa das empresas.

Brasil e as certificações

Aqui no país, apenas os extintores de incêndio tipo: pó Químico; Gás Carbônico; Água; Halogênios; e os indicadores de pressão para os extintores são obrigados a ter o certificado com Portaria do INMETRO. Já para os outros produtos de combate e proteção a incêndio a certificação fica a critério do fabricante e/ou do revendedor.

Principais órgãos certificadores

– Loss Prevention Certification Board (LPCB): de origem europeia, a empresa trabalha com a testagem e aprovação de produtos e serviços, confirmando que os mesmos atendem os padrões de qualidade e funcionamento em caso de emergência.

– Vertrauen Durch Sicherheit (VdS): outra renomada instituição europeia que avalia os riscos e realiza a testagem dos equipamentos, além de certificar produtos, profissionais e empresas.

– Underwrites Laboratories (UL): com mais de 110 anos de experiência, a organização norte americana é especialista em desenvolver e aplicar normas técnicas que estão diretamente ligadas aos equipamentos de segurança. Por conta de sua certificação ser extremamente criteriosa, apenas empresas de alto nível conseguem e mantém o certificado.

– Factory Mutual (FM): com equipamentos de última geração, a empresa norte americana certifica a qualidade, a integridade e o desempenho de equipamentos e produtos em casos reais de incêndio.

Normas técnicas

Além das certificações, empresas que se preocupam com a qualidade de seus produtos e serviços de combate a incêndio seguem algumas normas técnicas, entre as principais estão:

– Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): entre suas inúmeras funções está a de normatizar a segurança contra incêndio, seja na fabricação de produtos e equipamentos, e também no desenvolvimento de projetos e instalação de sistemas de prevenção e combate a incêndio.

– National Fire Protection Association (NFPA): essa é uma organização internacional que desenvolve Códigos Contra Incêndio, entre eles estão: programas de assistência, aperfeiçoamento de profissionais e de educação.

– EN54: desenvolve e especifica requisitos e testes para todos os componentes de um sistema de detecção de incêndio.

RDM e seus certificados e normas

O nosso principal objetivo é a proteção da vida e do patrimônio, por isso, todos os equipamentos fornecidos pela RDM possuem pelo menos uma das certificações listadas ou atendem as normas citadas acima, reforçando assim o compromisso de trabalhar com o que há de melhor no mercado de Detecção, Alarme e Combate a Incêndio.

Para que o serviço entregue seja de qualidade e seguro, assim como os materiais, todos os nossos profissionais são certificados e qualificados para especificar, projetar e instalar os Sistemas de Proteção e Combate a Incêndio, sempre utilizando como base as normas e especificações aplicáveis, como: NFPA; ABNT; UL; FM; EN54.

Os ativos da sua empresa valem muito, não deixe de protegê-los com o que há de melhor e mais moderno no sistema de proteção contra incêndio. Conte com a RDM.

Converse com um de nossos especialistas e solicite agora mesmo um orçamento. Clique aqui!

A RDM se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito