Por que a manutenção preventiva é fundamental para o sistema de combate a incêndio?

Realizar apenas a instalação de um sistema de combate a incêndio não, necessariamente, garante o pleno funcionamento do sistema quando acionado.

Não é de hoje que vemos diversas notícias de incêndios de grandes proporções em estabelecimentos, ou até mesmo em empresas, e quando vai investigar a causa, em muitos casos está relacionado a falta de manutenção preventiva do sistema de combate e prevenção de incêndio e no momento em que o incêndio começa, o sistema funciona com algum tipo de falha, ou até mesmo não é acionado.

Por isso, quando uma empresa realiza o projeto e a instalação de sistema de combate a incêndio é preciso contar tanto com a manutenção preventiva, quanto a corretiva.

Manutenção preventiva e a sua importância

Depois que os sistemas detecção, alarme e supressão de incêndio são instalados, é preciso realizar inspeções profissionais e periódicas nos equipamentos. A realização de testes complementares e regulares ajudam a detectar qualquer problema que possa expor seu negócio a risco de incêndio inesperados.

Promover a inspeção e a manutenção do sistema de combate a incêndio da sua empresa reduz o risco de perda de vidas, equipamentos e outros ativos críticos. Manter esse tipo de cuidado sempre em dia também auxilia a garantir que sua organização esteja em conformidade com os requisitos relevantes do Corpo de Bombeiro local, dos padrões de segurança internos e da sua seguradora.

Além disso, a manutenção preventiva ajuda na preservação de durabilidade dos equipamentos instalados, o que reduz nos gastos com a manutenção corretiva e com as trocas de equipamentos.

Principais pontos a serem inspecionados em uma manutenção preventiva

Cada projeto de combate a incêndio desenvolvido pela RDM tem suas peculiaridades, mas existem alguns pontos que são comuns a todos eles e que passam pela manutenção preventiva, são eles:

  • Verificação da central endereçável;
  • Ensaio funcional dos detectores;
  • Inspecionar a resistência das correntes de fuga;
  • Revisão das baterias;
  • Fazer o controle do consumo de cada etapa de detecção e alarme;
  • Verificar as chaves e comandos da central de alarme.

Realização da manutenção preventiva

Segundo a norma técnica NBR 17.240 da ABNT a manutenção – seja ela preventiva ou corretiva – precisa ser feita por um profissional qualificado. Este deve ter curso técnico e habilitação para desenvolver o serviço e garantir que o sistema esteja em pleno funcionamento.

Ao final do serviço, cabe ao profissional responsável realizar um relatório com todos os detalhes de desempenho do equipamento, também é preciso deixar o registro de hora, data e o período de garantia do trabalho prestado. Normalmente, esse documento deve ser renovado todo ano.

Manutenção preventiva e a RDM

Ao longo desses mais de 20 anos nos consagramos como especialistas em sistema de combate e prevenção de incêndio e para atender os nossos clientes de forma integral, além de desenvolver o projeto e a instalação do sistema, também disponibilizamos os serviços de manutenção preventiva e corretiva. Ou seja, sua empresa muito mais protegida com a RDM.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre os planos de manutenção preventiva e corretiva para os diferentes tipos de sistemas de combate a incêndio. Clique aqui!

A RDM se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito