Quais são os sistemas de Combate a Incêndio em Subestações e Eletrocentro?

Vitais em qualquer empresa, o sistema de combate a incêndio se faz ainda mais necessário em locais como Subestações e Eletrocentros.

Proteger sua empresa contra incêndio é uma medida fundamental para cuidar do bem mais importante de uma organização – as pessoas –, além de ser fundamental para a preservação do patrimônio.

Todas as empresas – por norma – precisam ter sistemas de combate a incêndio em suas instalações. No caso de subestações e eletrocentros, esses sistemas se fazem ainda mais necessários, porque são locais que lidam diretamente com tensões elétricas.  Além do mais, quando ocorre um acidente nesses ambientes, além dos danos causados, muitas casas e empresas também podem ser diretamente impactadas.

O que é uma subestação?

Uma subestação é um conjunto de equipamentos que são responsáveis pela tensão da rede elétrica, é através da subestação que a tensão pode aumentar ou diminuir (em Volts).

Seu papel é fundamental para os sistemas elétricos. É nas subestações que são instalados os equipamentos que protegem as linhas de transmissão, equipamentos de manobra – o que aumenta a confiabilidade do sistema – e os transformadores que realizam a distribuição e transmissão de energia por meio da conversão dos níveis de tensão.

Principais funções de uma subestação

  • Regular: para manter os limites aceitáveis e admissíveis de tensão é preciso regulá-las;
  • Transformar: os níveis de tensão são alterados com o intuito de adequá-los as necessidades de transmissão, distribuição e consumo;
  • Chaveamento: com o objetivo de orientar o fluxo de energia e isolar pontos com defeito, a função do chaveamento é conectar e desconectar os elementos do sistema de transmissão e distribuição.

Tipos de instalação de subestação

  • Subestação a céu aberto: como o próprio nome diz, essa instalação é construída ao ar livre. Seus equipamentos e máquinas precisam funcionar mesmo em condições atmosféricas adversas. Mesmo assim, seus componentes estão sujeitos a sofrer um maior desgaste, o que exige uma manutenção mais constante.
  • Subestação em interiores: nesse caso os equipamentos e maquinários são instalados no interior de uma construção. Esses locais podem ser câmaras subterrâneas ou edificações.

Um eletrocentro, o que é?

Ao longo dos anos a eficiência energética se faz cada vez mais necessária e, consequentemente, é preciso melhorar a automação das subestações. E foi a partir dessa necessidade que os eletrocentros surgiram.

Um eletrocentro nada mais é do que um conjunto elétrico (com potência, controle e automação) que é instalado em fábricas com todos os equipamentos interligados e pré-comissionados. Os eletrocentros podem ser configurados com um ou mais módulos, nesse caso vai de acordo com cada necessidade.

Com esse equipamento é possível realoca-lo dentro da própria empresa ou até mesmo para outro projeto, isso porque toda fiação e os transformadores estão instalados na mesma estrutura – no eletrocentro.

Ou seja, um eletrocentro é uma subestação secundária, desenvolvida para facilitar o gerenciamento do projeto, diminuindo a necessidade de ter profissionais em campos, além de poder ser realocado para qualquer lugar.

Riscos de incêndio em subestações e eletrocentros

Por serem locais que lidam com altas tensões o sistema de combate a incêndio precisa estar ativo e em pleno funcionamento. Entre as maiores causas de incêndio nesses locais estão a falta de manutenção dos equipamentos de combate a incêndio e o descuido. Outro motivo que pode causar incêndios graves são os cabeamentos inadequados.

Principalmente no caso de subestações externas, outro grande problema relacionado a incêndio tem a ver com o seu local, porque essas empresas estão localizadas em ambientes abertos, o que deixa o controle de chamas ainda mais complexo. Por isso, se faz necessário o combate no princípio do incêndio, para evitar sua expansão.

Soluções RDM para o combate a incêndios em subestações e eletrocentros

No caso de subestações a céu aberto – muitas vezes os incêndios começam em transformadores – e para conter esse prejuízo é preciso resfriar o equipamento com o uso de um sistema por água nebulizada (Water Spray). Esse sistema é fixo e automático, atuando direto no foco do incêndio. Projetado para uma solução rápida de combate, esse sistema irá minimizar os impactados causados pelo acidente.

Quanto as subestações internas, por estarem em ambientes fechados a RDM utiliza sistemas de combate por gases ou a tecnologia FirePro de Aerossol Condensado. Ambas as opções combinadas com equipamentos de detecção certificados e de alta qualidade resultam em um sistema eficaz garantindo o melhor desempenho em caso de incêndio.

Já nos eletrocentros, oferecemos um sistema completo de detecção e combate que age logo no princípio do incêndio, o que reduz drasticamente seu impacto. Esse sistema permite a interligação entre os principais equipamentos HVAC, assim o desligamento é imediato, evitando a possibilidade de expansão do incêndio. Devido a criticidade desse ambiente e o fato de não possuir um fluxo intenso de pessoas, esse sistema exigi equipamentos com alta sensibilidade para que em caso de disparo as operações possam ser normalizadas rapidamente mitigando os danos.

A RDM além de trabalhar com as marcas mais conceituadas do mercado, possuí um corpo técnico altamente qualificado e certificado para a realização de projeto, instalação e comissionamento desses sistemas.

Não deixe de proteger os ativos mais importantes da sua empresa. Conte com a melhor em sistemas de proteção contra incêndio. Conte com a RDM.

Fale com um de nossos especialistas e solicite um orçamento agora mesmo. Clique aqui!

A RDM se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito