Riscos envolvidos e consequências

Considerado como um grande problema para a indústria de energias renováveis, os incêndios em turbinas eólicas têm impacto direto na produção de energia e na economia, além de apresentar grandes riscos ao meio ambiente por conta da emissão de gases tóxicos durante a queima.

No caso de turbinas eólicas, mesmo que o maior risco de acidente seja a quebra das pás, os incêndios são a segunda maior causa de acidentes nesses equipamentos, esses acidentes representam cerca de 10 a 30% do total de sinistros registrados, por isso é preciso prevenir os incêndios.

Os incêndios acontecem, principalmente, porque estão presentes nas turbinas eólicas uma infinidade de materiais inflamáveis, incluindo óleo e plástico – que são grandes propagadores de fogo. Só para ter uma ideia, em um aerogerador de 1.5MW (que é considerada uma máquina pequena), por exemplo, existe mais de 400 litros de óleo, isso sem contar que no revestimento externo contém plástico e fibra de vidro que também são materiais altamente inflamáveis.

Um incêndio em uma turbina eólica pode ter início por um simples aquecimento em componentes mecânicos e/ou elétricos ou quando esses mesmos componentes apresentem alguma falha e, nesses casos, o fogo pode se propagar com ainda mais facilidade devido ao vento. Quando um incêndio em turbinas eólicas ganha proporções é bastante difícil contê-lo, principalmente por conta da sua localização e altura da turbina.

Um dos principais prejuízos dos incêndios em turbinas eólicas está no considerável tempo de inatividade das mesmas e até mesmo, na sua destruição total. Mais do que os prejuízos econômicos um acidente que envolve seres humanos, possui uma chance quase nula de salvamento, quando o incêndio não é controlado logo no início. Levando em consideração que essas pessoas terão apenas uma rota de saída que, em muitos casos, pode estar tomada pelo fogo.

Principais causas de incêndio em turbinas eólicas:

  • Raios;
  • Falhas elétricas;
  • Pane mecânica;
  • Falta de manutenção.

Soluções RDM para o combate a incêndio em turbinas eólicas:

Pensando em minimizar os danos causados por incêndios em turbinas eólicas, a RDM em parceria com a FirePro oferece uma solução de alta qualidade para atender esse risco. Os sistemas modulares FirePro de supressão de incêndios, são leves e autônomos, de fácil instalação além de terem uma longa vida útil.

Reforçando a nossa missão de proteger “todas as pessoas e qualquer tipo de patrimônio”, além do combate estrutural da turbina a RDM fornece uma solução de proteção individual. O FirePro HERO é uma unidade geradora de aerossol manual que possui a sua ativação parecida com o de uma granada, podendo ser transportado junto ao corpo da pessoa. Levando em consideração que turbinas eólicas possuem apenas uma rota de saída, esse produto possibilitará a abertura de uma passagem segura em meio ao fogo.

Contando com uma equipe especializada em sistemas de proteção, nós da RDM, auxiliamos nossos clientes na utilização de soluções efetivas e eficientes para riscos de incêndio no setor de energias renováveis ser o mínimo possível e com o objetivo de garantir uma operação contínua e livre de sinistros.




Solicite um orçamento