Riscos envolvidos e consequências

Atualmente o número de incêndio em ônibus vem aumentando, o que proporciona uma enorme inconveniência para os passageiros, além da perda de bens da empresa, poluição descontrolada, desperdício de tempo dos bombeiros, de água e ainda causar congestionamento de tráfegos.

No caso de incêndios em veículos de passageiro, é muito comum que o ônibus ainda esteja em movimento quando acontece o princípio de incêndio, por isso, é fundamental que o motorista pare o carro imediatamente e os usuários saiam em segurança. Essa agilidade é fundamental porque a propagação do incêndio no veículo de passageiro é bem rápida, assim evita acidentes com as vidas, isso porque os materiais presentes no ônibus: plástico, borracha e tecido, colaboram para essa propagação.

Todos esses fatores podem ser evitados com utilização de um sistema compacto de combate de proteção nos motores e packs de baterias, que são considerados as principais causas de acidentes em veículos de passageiros.

Além disso, é fundamental que os passageiros: respeitem as sinalizações indicativas em casos de incêndio presente nos ônibus; não obstruam a passagem de incêndio e as escadas.

Soluções RDM para o combate a incêndios em veículos de passageiros: 

Segundo a resolução 556 de 2015 do Conselho Nacional de Trânsito é obrigatório que todos os veículos possuam extintor de incêndio à disposição. Caso o incêndio esteja no início e as chamas brandas o próprio motorista pode fazer o combate com o próprio extintor de incêndio. Mas, infelizmente, esses tipos de incêndio propagam com muita facilidade e, assim, se faz necessário um sistema de detecção e combate mais eficiente.

O equipamento que nós da RDM temos para o combate a este tipo de incêndio é instalado no interior do painel de instrumentos da cabine e no compartimento do motor – local onde, normalmente, acontece o começo de um incêndio –, sendo ativado automaticamente em um princípio de incêndio agindo rapidamente e de maneira eficaz.

Devido ao aumento por soluções sustentáveis o uso de ônibus elétricos tem se tornado cada vez maior. Esses ônibus na maioria das vezes são alimentados por baterias de íon-lítio que apesar de suas inúmeras vantagens, são altamente inflamáveis e em caso de incêndio a sua extinção é complicado, pois a bateria gera seu próprio calor.

Pensando no combate efetivo para essas baterias a RDM oferece uma solução que age no início do incêndio mitigando seus impactos. A tecnologia FirePro suprime o fogo interrompendo as reações químicas neutralizando as chamas. Fácil de instalar e disponíveis em formatos compactos esses sistemas de combate para baterias de íon-lítio, são a melhor opção quando se trata de proteção para ônibus elétricos.

Vale lembrar que controlar o início de um incêndio é fundamental para o combate total sem que ocorra o agravamento da situação. Infelizmente, quanto mais demora para combater, maior a chance de o fogo ficar incontrolável.

Conheça mais sobre baterias de íon-lítio e como minimizar o risco de utilizá-las em suas operações no Blog da RDM.




Solicite um orçamento